segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O que é o Krav Maga?
O
É, atualmente, o método de autodefesa mais eficiente do mundo e dirige-se a todas as pessoas que querem aprender a defender-se de ataques individuais ou em grupo (com ou sem armas de ataque). A sua prática envolve técnicas próprias de luta e a realização de torções, pontapés e punhos certeiros em locais específicos do corpo do adversário. Por outro lado, os praticantes trabalham a sua autoconfiança e tornam-se pessoas mais ágeis e flexíveis.

No Krav Maga não existe regulamentação e é por isso que todos os golpes são permitidos, com o intuito de lidar com e ultrapassar qualquer tipo de situação de perigo.
O termo Krav Maga é uma palavra que deriva da junção de duas palavras: “Krav” que designa combate e “Maga” que significa contacto. Dessa forma, o Krav Maga é uma arte marcial de combate de contacto e foi um dos segredos mais bem guardados na história do Estado Israelita.
A História do Krav Maga
O Krav Maga nasceu da necessidade do povo Israelita se defender das Milícias Anti-semitas durante os anos 30 e na 2ª Guerra Mundial. O seu aparecimento deve-se aos contributos do boxeur Imi Lichtenfeld que fez uso da sua formação profissional e dos seus conhecimentos de Jujutsu e Judo para defender o quarteirão judeu onde viveu durante o período de guerra que afetou a cidade de Bratislava.
Mais tarde, durante a Guerra da formação do Estado Israelita, Imi Lichtenfeld teve a responsabilidade de formar tropas, no entanto, tinha de o fazer num curto espaço de tempo. O boxeur começou assim a treinar e a especializar as tropas nos combates corpo a corpo e a desenvolver técnicas que ficaram conhecidas como Krav Maga.

Durante este período conturbado, o Ministério da Educação de Israel, promoveu o ensino do Krav Maga nas escolas e esta passou a ser uma disciplina obrigatória na recruta das Forças de Defesa Israelitas (IDF).
Atualmente, em todo o mundo, inúmeras forças militares de segurança pública e privada, treinam o Krav Maga, devido à facilidade de movimentos e rapidez de aprendizagem, mas principalmente porque é uma arte marcial que dá resposta às necessidades dos operacionais. Alguns exemplos de agências de segurança que praticam o Krav Maga são: CIA, FBI, SWAT (Estados Unidos da América); GIGN (França); GOE, PJE (Portugal) e todas as Forças Israelitas.
A filosofia do Krav Maga
O Krav Maga foi criado para ser utilizado como um meio de combate e de defesa pessoal. Contudo, isso não significa que seja só utilizado por forças militares de segurança pública e privada, pois todo e qualquer cidadão necessita de segurança e proteção. Atualmente existem vários tipos de violência, desde assaltos, raptos, violações e uma série de acontecimentos que colocam em causa a integridade física de uma pessoa e cabe a cada um em particular saber defender-se e estar o melhor preparado possível. Esta é a filosofia desta arte marcial, pois ela tenta neutralizar todas as ameaças e visa proteger a sobrevivência dos seus praticantes.
As características principais do Krav Maga
O Krav Maga é uma arte marcial com características únicas que a distingue em relação às demais. As características mais importantes são as seguintes:
  • É uma arte marcial baseada em instintos e reflexos naturais. Todos os praticantes devem ter a consciência dos riscos e, como tal, devem ter uma preparação física e mental adequada.
  • O Krav Maga atua no limite do erro humano e, em caso de confronto, todos os praticantes devem esperar pelo melhor momento para atacar e/ou desarmar o adversário, caso exista essa necessidade.
  • Para a prática correta desta modalidade, é necessário desenvolver um enorme poder de resposta com movimentos precisos e aplicá-los sempre com a máxima força. É por isso que muitas das técnicas utilizadas no Krav Maga são partilhadas por outras artes de combate como o Boxe, Muay Thai, Vale Tudo, entre outros.
  • Ensina a forma como deve utilizar o seu corpo, para que aprenda a esquivar-se dos golpes dos adversários e para o atacar com a máxima eficácia.
  • O Krav Maga usa sempre os mesmos princípios: simplicidade, rapidez e eficácia, desde a técnica mais básica até à mais avançada. A sua capacidade de desarme, anulação da ameaça e sobrevivência são os conceitos principais que são trabalhados nesta arte marcial que atrai cada vez mais praticantes em todo o mundo.
Krav Maga é uma arte marcial de origem Israelita e consiste num método de combate corporal (full contact) muito assertivo e eficaz. Trata-se de uma forma de luta e defesa pessoal que tem como objetivo principal a salvaguarda de interesses e a defesa da honra de todos os seus praticantes.

Introdução a Capoeira

As Origens
As suas origens são também fruto de debate, mas a versão mais consensual é que terá tido origem como um meio de defesa dos escravos do Brasil no século XVI, dissimulado numa dança para que os seus proprietários não o identificassem. O que é garantido é que esses escravos, originários de vários locais em África, mantiveram as raízes da sua herança através de diversos costumes e rituais, e a Capoeira nasce de um conjunto de tradições ancestrais.
Algumas fontes referem a inspiração da dança ritual N’Golo, baseada nos movimentos de zebras; as lutas de galos são outra das fontes que poderão ter estado na origem da Capoeira. O que está comprovado é que foi no Brasil que nasceu a Capoeira – historicamente referenciada já no século XVIII (sendo decerto mais antiga) – por entre os grupos de escravos.
O uso como arte marcial e técnica de luta (e certamente a sua eficácia) levaram à sua proibição, com elevadas punições para os capoeiristas. No início do século XX a Capoeira encontrava-se ainda legalmente interditada, e foi por pouco que a arte não se extinguiu.
Aos poucos a perseguição foi-se esvaindo, e em 1932 é fundada a primeira academia oficial de Capoeira, pelas mãos de um dos maiores impulsionadores de sempre, o Mestre Bimba. Pouco depois, a sua iniciativa foi seguida pelo Mestre Pastinha, outro importante incitador, baseando-se numa abordagem mais tradicional. Assim nascia este fenómeno mundial e, ao mesmo tempo, as duas principais correntes de Capoeira.
As Duas Correntes
Capoeira Angola
A Capoeira Angola foi recuperada pelo Mestre Pastinha com a abertura da sua academia em 1941. Consiste na forma mais tradicional de Capoeira, altamente ritualista, remontando à herança tribal de África, e chega a ser considerada (sobretudo pelos seus praticantes) como a “verdadeira Capoeira”.
Capoeira Regional
A Capoeira Regional tem a sua origem no Mestre Bimba, que considerava que esta arte estava a perder progressivamente a sua componente de luta. Uma vez que se tratava de uma prática proibida, os capoeiristas remetiam-se à clandestinidade, sendo cada vez menores em número e sem comunicação entre si. O Mestre Bimba pretendeu lutar contra esta tendência, e começou a recuperar práticas e movimentos antigos, definiu uma filosofia e código próprios, e concebeu mesmo novos golpes. É a ele que se deve a criação da primeira academia de Capoeira do mundo, e com o seu activismo, é também considerado o principal impulsionador para a legalização, aceitação e valorização social e cultural deste património brasileiro. A Capoeira Regional é assim uma abordagem moderna de Capoeira, devidamente organizada e hierarquizada, e é de longe a corrente mais praticada não só no Brasil, mas também em todo o mundo.
Independentemente das diferenças entre estas duas correntes, mais filosóficas que práticas, ambas são praticadas num verdadeiro ritual, constituído por diferentes partes e componentes.
Em suma, a Capoeira é uma simulação de luta e não tanto uma luta efectiva. O “jogo” não tem como objectivo atingir o adversário, mas antes dar asas à liberdade de movimentos ofensivos e defensivos, através de diferentes golpes, reduzindo a margem de manobra do oponente. O capoeirista não precisa de atingir o adversário, basta colocá-lo numa posição em que não se consiga defender.
Mas o ritual é muito mais do que apenas esse jogo.
O Ritual
A Música
A música é parte essencial da Capoeira, sendo mesmo a sua velocidade que marca o ritmo dos movimentos dos capoeiristas. A roda de Capoeira integra uma bateria com vários instrumentos tradicionais brasileiros: ainda que a maioria seja de precursão, aquele que assume maior protagonismo é o berimbau. Os membros da roda acompanham a música com cantares típicos, por vezes semelhantes aos cantares de desafio, e todo este conjunto cria o ambiente único que apenas a Capoeira permite. A importância da música é tal que o Mestre Bimba afirmou mesmo que um verdadeiro capoeirista tem que saber lutar tanto como tocar e cantar!
A Roda
A roda de Capoeira é onde decorre a acção, criando um círculo no interior do qual se defrontam os capoeiristas. Os restantes elementos, sejam adversários à espera da sua vez, sejam os músicos, seja mesmo o público em geral, criam um círculo com uma média de 5 metros de diâmetro.
O Jogo
O jogo em si é o confronto entre os dois praticantes. Como foi referido, esta “luta” não implica, na generalidade, contacto físico, mas antes uma demonstração das capacidades. Cada ataque fica-se pela ameaça, sendo que antes de ser concretizado já o adversário terá efectuado uma manobra defensiva que o evitaria. A sucessão de movimentos gera uma verdadeira dança metafórica (ou mesmo no sentido literal da palavra), com gestos elegantes, ágeis e acrobáticos, recorrendo com frequência a saltos mortais e outras manobras igualmente aparatosas.
  • Ginga
    A Ginga é o movimento base de Capoeira, e ao mesmo tempo o mais célebre. Consiste numa “dança” de pés triangulares, balançando os braços ao ritmo do corpo, que servirá também de preparação para os movimentos. É verdadeiramente inconfundível: quando vir alguém a fazê-lo, saberá instantaneamente que está na presença de um capoeirista!
  • Ataques
    Os movimentos ofensivos utilizam maioritariamente as pernas, com ataques de pés e joelhos. Os cotovelos são também utilizados com alguma regularidade, ao passo que murros e outros golpes de mãos não são utilizados em Capoeira. Um golpe também utilizado com frequência é a cabeçada!
  • Defesa
    A defesa consiste na grande maioria no recurso a manobras evasivas, e eventualmente, contra-ataques. Daí que a Capoeira possa ser vista como um jogo de movimentações, em que se considera que o atacante teve sucesso quando efectuou manobras tais que deixou o adversário sem escape possível.
  • Volta ao Mundo
    Quando uma manobra é concluída (como na situação anteriormente descrita) ou na eventualidade de qualquer outra interrupção do ritmo do jogo, os dois capoeiristas afastam-se e circulam calmamente pelos limites da roda, dando a “volta ao mundo”.
Na generalidade, estes são os “episódios” do ritual de um jogo de Capoeira, havendo depois pormenores e especificidades quer na Capoeira Regional, quer na Angola.
A Capoeira… À Volta do Mundo!
Com o passar dos anos, a Capoeira tem-se espalhado um pouco por todo o mundo, sendo cada vez mais popular em países como Japão e Estados Unidos. Apesar de haver hoje uma enorme pluralidade cultural, social e étnica por entre os capoeiristas, os mestres são geralmente brasileiros, o que assegura a manutenção das origens desta arte.
Uma arte, que marcial ou não, é um símbolo máximo da herança cultural de um povo, com o mesmo peso que terá o Karaté para o Japão ou o Taekwondo para a Coreia. Tanto o é que a Capoeira foi recentemente declarada Património Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, depois de em 1985 se ter declarado o dia 3 de Agosto como o Dia do Capoeirista.

As principais diferenças entre o desporto e as artes marciais

Inicialmente, a prática das artes marciais passava pela aquisição dos melhores métodos de combate para serem utilizados em pleno campo de batalha e era também uma forma de autodefesa contra militares, assassinos ou ladrões.
No início do século XX, as artes marciais mudaram radicalmente os seus fundamentos e passaram a ter uma presença mais espiritual e introspetiva na mente de todos os seus praticantes.
O termo “Do” que está presente em várias disciplinas marciais, como o Judo, Karate-Do, Taekwondo, Aikido, Kendo, entre outras, significa arte e método e é por isso que todas as modalidades marciais são uma referência no desporto mundial, pois cultivam a ordem e um método de ensino disciplinado dos seus elementos.
Por outro lado, a prática do desporto tem como objetivo último a competição entre os seus praticantes. Trata-se de uma filosofia que tem como intenção o trabalhar das capacidades e habilidades individuais, de modo a que a vitória seja sempre alcançada da forma mais justa e honesta possível.
Existem várias diferenças que afastam o desporto das artes marciais. Das mais importantes, evidenciam-se as seguintes:
Os objetivos
Um dos objetivos das artes marciais passa por aprender/praticar as técnicas e as habilidades de combate necessárias para que a preparação e a defesa pessoal nunca fiquem comprometidas. A sua finalidade revela todo um caminho que um praticante deve percorrer, pois é essa a maneira correta de melhorar a sua condição física e espiritual.

Por outro lado, no desporto, um dos objetivos principais passa pela realização de todo o tipo de treinos, de modo a conseguirem vencer os outros praticantes. A vitória é um dos objetivos máximos a conquistar.
As regras
Atualmente, as artes marciais e o desporto estão interligados entre si pelas regras desportivas que os seus praticantes seguem e respeitam. Elas são definidas para a segurança de todos e é por isso que as competições são divididas por sexo, idade, peso e classes, de modo a que sejam o mais equilibradas possível. Por exemplo, a competição de Taekwondo não permite que sejam aplicados socos na cabeça, assim como outras artes marciais têm medidas específicas que visam proteger a integridade física dos seus praticantes.
No entanto, a existência das regras distingue um combate de competição de uma luta pela própria vida. A prática do desporto é justa e equilibrada, contudo, quando se trata de lutar pela vida, a justiça deixa de ter um valor absoluto e todos querem ter uma vantagem em relação aos demais. Quando se trata da defesa pessoal, a ameaça não surge necessariamente do mesmo sexo, peso ou classe e as artes marciais aqui são treinadas para serem aplicadas como medidas de prevenção contra todos. As artes marciais trabalham a sobrevivência e estão dispostas a cumprir as “regras de rua”, isto é a inexistência de regras, ao passo que no desporto, existem regras que todos têm obrigatoriamente de cumprir.
Assim sendo, as artes marciais incluem vários exercícios que se destinam a manter a segurança de todos os indivíduos, mas é sempre uma simulação de um combate real. Por conseguinte, o desporto permite que um praticante tire o melhor proveito das regras, sem nunca ter de se preocupar com o que poderia acontecer se estas fossem diferentes.
A formação moral
Um dos métodos principais das artes marciais passa pelo desenvolvimento das capacidades físicas de um praticante e um bom treino inclui o respeito, a honra, a integridade e o cumprimento do código de ética e moral dessa modalidade.
Por exemplo, no código moral de ética do Aikido, surge a ideia de que esta modalidade é apenas para ser utilizada como autodefesa e essa é uma máxima seguida e respeitada por todos.
O desporto nem sempre respeita a formação moral nas suas modalidades, ao passo que as artes marciais fazem-no por natureza.
A seleção dos praticantes
No desporto, se alguém quiser entrar como titular numa determinada equipa, é preciso que seja escolhido para começar a jogar com os demais. Nas artes marciais, se alguém tiver vontade e interesse começa logo a “jogar” e a aprender com os outros, sem necessitar de ser selecionado, pois todos têm as mesmas oportunidades.
As artes marciais refletem assim a existência de várias comunidades, onde os mais fracos são fortalecidos e não se escolhem apenas os melhores ou os mais aptos. No final, fortes ou fracos, são todos glorificados.
As classificações
A classificação geral no desporto é um ranking onde se contabiliza o número de vitórias e derrotas dos praticantes. Quantas mais vitórias tiverem, melhores desportistas serão. Nas artes marciais, a classificação geral está relacionada com o tempo, crescimento e desenvolvimento de cada um, pois a aprendizagem de uma arte marcial envolve uma longa caminhada e o cumprir de uma sucessão de etapas.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Benefícios do boxe para o corpo

Benefícios do boxe para o corpo
O esporte da moda, nos últimos verões foi o esporte mais procurado, principalmente entre as mulheres que buscam um corpo sarado, alem de um corpo definido e mais resistente, trabalha também o reflexo e a habilidade ágil, como se tivesse que manter-se em um tabuleiro de xadrez, que exige movimentação, reação, defesa, esquiva e ataque, fazendo com que se trabalhe o corpo inteiro, para as mulheres fazem um bem danado, pois muitas evitam a monotonia que é malhar em academia, fazer esteira, bicicleta e exercícios aeróbicos. Alem de ser um esporte que contribui para gastar calorias, ajuda a eliminar as gordurinhas locais transformando em massa muscular definida, que é o sonho de qualquer mulher.
Antes era visto como um esporte para homens, fortes e brutos, o conceito já mudo, mostrando uma parte de um esporte saudável, procurando trabalhar o corpo e a mente. Existem academias com aulas somente para mulheres, que talvez tivessem medo ou vergonha de treinar com homens, ou até que se sentem mais a vontade no meio de colegas que buscam o mesmo objetivo. Trabalha o braço, defini as pernas, costas, abdômen, com a redução de gordura perde também as celulites, e desestressa, totalmente indicado para mulheres que tem as temíveis TPM, a procura de mulheres que vão atrás do esporte em busca de um corpo saudável é continua, o resultado você pode adquirir dentro de 6 meses de treino, com aulas de 1 hora e meia e 2 horas de duração, e pode gastar até 1000 Kcal por aula. O gasto de aula é baixo, os equipamentos iniciais são luvas e munhequeiras.

Benefícios da Prática do Judô

A principal finalidade do judô é treinar as pessoas para que sejam capazes de usar sua energia física e mental da forma mais eficiente possível em benefício próprio e, sobretudo, de todos. Dessa maneira, elas serão capazes de realizarem suas atividades, mesmo as mais comezinhas, com o máximo de excelência. Não por acaso, dentre as principais premissas do judô está o seiryoku zenyo (mínimo de esforço com o máximo de eficiência).
Quando concebeu a arte marcial, o mestre Jigoro Kano alicerçou as técnicas (golpes) em um profundo conhecimento de mecânica e educação física. Kano (que era praticante de duas escolas de jujutsu e estudioso de inúmeras outras) depurou o que havia aprendido tendo sempre em vista o seiryoku zenyo. Assim o praticante de judô desenvolve movimentos que trabalham de maneira harmoniosa quase todos os músculos do corpo, a capacidade aeróbica, anaeróbica e, sobretudo, o raciocínio.
Kano divide o judô em três níveis:
  1. defesa contra ataque;
  2. aprimoramento da mente e do corpo;
  3. aprimoramento próprio pelo bem da sociedade (sua meta mais elevada).
De acordo com ele, ao treinar defesa contra ataque, usando técnicas que permitem uso mais eficiente da força (lembrando que o judô foi criado de modo a oferecer a um indivíduo fisicamente mais frágil instrumentos para derrotar outro fisicamente mais forte), a pessoa está se aprimorando fisica e mentalmente, até porque ele precisa pensar maneira de sobrepujar o oponente. É necessário deliberação cuidadosa, decisão e ação certeiras. O nosso dia-a-dia, e as diversas adversidades que nos impõe, não é diferente.
Quase sempre, num treino de judô, sobrepujamos e somos sobrepujados. Por isso, é fundamental que haja respeito àquele que se oferece para o embate. Afinal, o colega ajuda-nos a aprimorarmo-nos ao mesmo que se autoaprimora ao dispor-se ao enfrentamento amigável. Não por acaso, a primeira lição que temos no judô é o ukemi (queda). A razão é simples: mais importante do que vencer é saber cair, reerguer-se e seguir em frente.
Assim, a prática inteligente do primeiro nível (defesa contra ataque) nos leva a alcançar o segundo: aprimoramento mental e físico. Já o terceiro nível, segundo o próprio Jigoro Kano, o objetivo primordial do judô, é usarmos o aprimoramento da mente e do corpo, decorrente do treino de “defesa contra ataque”, em favor de todos, da sociedade, o que Kano definiu como jita kyoei: “bem-estar e prosperidade mútua”. Segundo o mestre, o judoca que não transforma o conhecimento adquirido por meio do judô em benefício social jamais será um judoca de verdade.
“Não importa que você seja uma pessoa maravilhosa, que tenha uma inteligência brilhante ou um corpo forte, se morrer sem atingir a meta (melhorar o mundo em que vive), isso de nada adiantará” -Jigoro Kano*
Diferentemente do que se possa supor, a ideia de Kano ao criar o judô não era preparar um exército de lutadores. Sua ideia sempre foi fazer do judô uma ferramenta de educação ampla, que agisse na formação do caráter dos homens, tornando-os seres equilibrados, corporal e fisicamente; homens capazes de melhorar o mundo em que vivem.
*Energia Mental e Física – Escritos do Fundador do Judô, Jigoro Kano, pág. 81, Ed. Pensamento

Por: http://www.judoaltodalapa.com.br

Quais os benefícios da prática do Karatê?

O Karatê tem enormes benefícios para o corpo, mente e espírito. Fisicamente, o Karatê é bom para o coração, fortalece ossos e músculos, cria resistência, desenvolve coordenação motora e visual, e torna o organismo menos suscetível à ferimentos e doença.

Mentalmente, o Karatê ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco.

Espiritualmente, o Karatê constrói confiança, desenvolve e aumenta o auto-controle, a serenidade e a paz. Ao lo longo do treino consegue-se visualizar a verdadeira razão "Shinga".
Por: http://www.nkkbrasil.com.br

O que vocês acham de competições mistas entre homens e mulheres??

  • Comente sua opinião

Capoeira quais os beneficios???





Por Myrian Rosário

Movimentar todos os grupos musculares, alcançando maior flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória. Tudo isso com muito ritmo e alegria. Esses são alguns dos benefícios da capoeira, um esporte que vem conquistando espaços no meio evangélico, inclusive, entre as mulheres e crianças. "As mulheres devem praticar capoeira, pois é uma atividade física que desenvolve aspectos positivos em relação à saúde e resistência cardiovascular, além de proporcionar mais disposição aos seus praticantes", declara o professor Hélio Silva, líder no Ministério de Capoeira Aba Pai.

Antes de iniciar a atividade, Hélio aconselha aos pais e iniciantes a pesquisarem sobre a formação e currículo do professor. "A capoeira não é uma atividade violenta, pois em seu contexto de fundamentação podemos afirmar que 70% de sua prática caracteriza-se por defesa e seus movimentos, muitas vezes, são para demonstração. Sua prática não oferece perigo, desde que o profissional, Mestre ou professor que ministra aulas seja consciente e bem preparado para exercer a função de educador nesta área", alerta. "Por ser luta e arte marcial existe certo risco para quem se propõe a tornar esta pratica, que é um jogo, em competição de caráter agressor, por isso ressalto que depende de seu praticante para ela ser transformada em violenta ou não", completa.

O professor ministra aulas de capoeira em colégios particulares desde o mini-maternal até o fundamental dois. "O mais indicado é que a criança inicie a prática a partir de 4 anos. Mas também desenvolvo um trabalho de capoeira lúdico-recreativa, para crianças a partir de um ano de idade", revela. 

Benefícios Fisiológicos 

De acordo com estudiosos, as capoeiras em seus mais diversos aspectos têm uma fisicalidade instigante que desperta em seus praticantes um bem-estar em fazer e viver a capoeira, seu ritmo é um dos pontos que fazem com que ela seja peculiar e forte em seus benefícios. O ritmo faz parte da vida, da natureza. Nenhum elemento vivo existe sem sua presença. Os batimentos cardíacos, o crescimento das plantas, o caminhar dos animais, a respiração, a alimentação, o sono, tudo se faz por meio do ritmo. 


Sabe-se que a prática do esporte estimula a produção de "endorfina". Esta substância, elaborada pelo próprio organismo do esportista, reduz efeitos analgésicos, excitantes ou tranqüilizantes, fazendo com que o capoeirista sinta a necessidade constante e reiterada do exercício. "Com a prática da capoeira, a musculatura torna-se mais alongada, aumentando a flexibilidade e, conseqüentemente a agilidade", explica o professor. "Diferente dos esportes anaeróbicos, a capoeira acarreta hipertrofia muscular, associada a um alongamento dos músculos, ou seja, o capoeirista tem um desenvolvimento da musculatura, associado a flexibilidade e agilidade".

Hélio Silva lembra que há uma melhora do "desempenho" cardio-respiratório, com desenvolvimento da musculatura cardíaca e aumento da capacidade pulmonar, levando a uma maior resistência aeróbica.     

Diante da prática característica da capoeira, podem ocorrer lesões. "As lesões mais freqüentes são entorses, contusões e injúrias musculares e articulares", observa o professor. "O aquecimento e o alongamento podem ser considerados excelentes prevenções para a ocorrência das lesões"

demonstração de equipe coreana de taekwondo

Taekwondo para crianças e adolescentes


    A prática de Taekwondo esta a cada dia demonstrando um maior crescimento dentro das escolas devido aos benefícios que esta atividade pode proporcionar aos praticantes quanto ao comportamento humano e a melhora no desempenho escolar. Porém ainda existem profissionais da área da educação escolar, bem como os próprios pais dos alunos, que mantêm certas reservas quanto a este tipo de prática esportiva, devido a alguns conhecimentos populares que as Artes Marciais ensinam as pessoas a lutarem e posteriormente incentivam a violência física. O objetivo deste estudo é apresentar os benefícios referentes às mudanças do comportamento na visão dos pais e professores, comprovando a eficiência da prática das artes Marciais especificamente o Taekwondo como prática esportiva, principalmente quando a realização da atividade é durante a idade escolar. O presente estudo trata-se de uma pesquisa descritiva realizada de maneira transversal com os pais e os professores dos alunos que praticam Taekwondo em uma escola pública municipal na cidade de Cascavel-PR. Os pais e os professores responderam à um questionário contendo perguntas referentes as mudanças de comportamento e ao desempenho escolar. Os dados foram descritos com valores de freqüência relativa e freqüência absoluta. Porém ao realizar a pesquisa buscando uma literatura específica e científica das áreas afins, ficou constatado que alguns alunos ganharam muitos benefícios quanto ao comportamento e ao desempenho escolar na visão dos pais e professores. Entre os principais resultados ficaram a mudança dos hábitos do dia-a-dia, quanto à alimentação e maior respeito com os pais, além de demonstrarem mudanças no ambiente escolar demonstrando maior interesse nas aulas. A participação de crianças e adolescentes na prática das Artes Marciais pode influenciar no desenvolvimento do caráter humano, além de ter a oportunidade de melhorar sua saúde e a sua qualidade de vida.
Palavras-chave: Benefícios. Taekwondo. Escola
Acadêmico1 Professor Orientador2
Faculdade Assis Gurgacz – Curso de Educação Física
Cascavel – Paraná
2º. Semestre de 2008
ARTIGO
THE BENEFITS OF THE PRACTICE OF TAEKWONDO FOR CHILDREN AND ADOLESCENTS
Claudiomar Antonio VIEIRA1 Vitor Cesar MOREIRA2
claudiovieiratkd@hotmail.com
ABSTRACT
The practice of Taekwondo this every day showing a greater growth within the schools because of the benefits that this activity may give practitioners about human behavior and improvement in school performance. But there are still professionals in the field of education, as well as their own parents of students, who have certain reservations about this kind of sports practice, because of some popular knowledge that the Martial Arts teach people to fight and then encourage physical violence . The purpose of this study is to present the benefits related to changes in behavior in view of parents and teachers, demonstrating the efficiency of the practice of martial arts such as Taekwondo specifically the sports practice, especially when carrying out the activity is during school age. This study is a descriptive research carried out cross with parents and teachers of students who practice Taekwondo in a municipal school in the city of Cascavel-PR. The parents and teachers responded to a questionnaire containing questions related changes in behavior and school performance. The data were reported with values of relative frequency and absolute frequency. But when performing a search searching the scientific literature and related areas, it was found that some students have gained many benefits on the behavior and school performance in view of parents and teachers. Among the main results were to change the habits of day-today, as the largest food and respect with their parents, and show changes in the school environment showing greater interest in class. The participation of children and adolescents in the practice of Martial Arts can influence the development of human character, in addition to having the opportunity to improve their health and quality of life.
Key words:: Benefits. Taekwondo. School
Academic 1 Mentor Teacher 2
Faculdade Assis Gurgacz – Curso de Educação Física
Cascavel – Paraná
2º. Semestre de 2008
ARTIGO
INTRODUÇÃO
Segundo Vieira e Roman (2008), o Taekwondo é um esporte de combate em que usa chutes e socos para golpear o oponente. Este esporte vem crescendo a quantidade de adeptos em idade escolar. Pois é uma arte marcial onde se aprende a disciplina e a auto defesa, além de proporcionar aos praticantes oportunidades de vivenciar as competições.
Park (2006), afirma que o Taekwondo é uma arte marcial que reúne técnicas de autocontrole, concentração física e mental com técnicas modernas de combate.
As Artes Marciais são capazes de possibilitar ao aluno vivências e experiências emocionais, principalmente aquelas que estão ligadas às competições (BARBOSA, 2006).
De acordo com Park (2006), o Taekwondo foi criado na Coréia do Sul pelo militar Choi Hong Hi que começou a ensinar os seus soldados a lutarem no ano de 1946, baseado nos diferentes estilos de luta existentes na época.
O General Choi Hong Hi havia estudado as artes marciais japonesas durante a invasão dos japoneses na Coréia, além de estudar as artes marciais coreanas neste mesmo período. Em 1955, um grupo liderado pelo General Choi Hong Hi, juntou esforços e conseguiu unir todas as diferentes escolas e estilos de artes marciais existentes na Coréia, sendo então unificado e criado um novo estilo adotando oficialmente o nome de Taekwondo (PIMENTA, 2007).
O nome Taekwondo foi para lembrar o Taekyon, um estilo de luta que era praticado naquele país há cerca de 2.000 anos. Com isso reanimava o patriotismo coreano ao valorizar a tradição do país, pois houve nesta época um período de várias guerras e a libertação definitiva da Coréia perante aos invasores japoneses (PARK, 2006).
De acordo com Rios (2005), o primeiro mestre de Taekwondo que chegou ao Brasil foi o coreano Jung Do Lim, em 1968, mas por não ser representante oficial da instituição internacional, não foi declarado como o introdutor do Taekwondo em nosso país. Somente em 1970 foi oficialmente declarado a introdução do Taekwondo no Brasil através do mestre Sang Min Cho, com a inauguração da primeira academia da modalidade no país.
Segundo Kim (2006), o mestre Sang Mim Cho veio ao Brasil por ordem do General Choi Hong Hi e a pedido do Ministério da Educação do Brasil, que nesta época era governado por militares e precisava de algo para crescer o patriotismo dos brasileiros e queriam seguir o exemplo dos coreanos.
No ano de 1970 o Brasil era governado pelo General Emílio Garrastazu Médice, que exerceu seu mandato de 1969 até 1974, o ministro da Educação daquele governo era o Senhor Jarbas Gonçalves Passarinho (BRASIL).
O Taekwondo pode ser praticado a partir da primeira idade escolar, respeitando os limites fisiológicos e psicológicos da criança, pois com o conhecimento do próprio corpo e de seus limites ajudam na formação do caráter do aluno (ANDRADE, 2005).
As Artes Marciais proporcionam situações em que as crianças poderão viver na idade adulta. As crianças conseguem perceber que o sucesso na vida vem sempre após muito esforço e dedicação seguindo o exemplo dos treinos (SILVA, 2005).
Todas as pessoas podem praticar o Taekwondo, os benefícios que esta modalidade proporciona estão relacionados tanto para a mente quanto para o corpo. As repetições dos movimentos podem aperfeiçoar a técnica e desenvolver a paciência. A luta ensina a humildade, a coragem, o estado de alerta e o autocontrole (GOULART e CAMPOS, 2005).
Tendo o corpo saudável, disposto e com energia, o homem poderá assim ter uma vida construtiva e uma atitude positiva. A atitude positiva é resultado da combinação do pensar, do olhar, de falar e agir de forma correta de acordo com a sociedade em que se vive (KIM, 2006).
O objetivo deste estudo foi verificar se houve mudança no comportamento e melhora no desempenho escolar, identificando quais mudanças foram significativas para os pais e para os professores. Além de comparar os resultados em relação ao sexo e a idade dos praticantes.
MATERIAIS E MÉTODOS
Este estudo realizou-se através de uma pesquisa descritiva transversal, que de acordo com Gil (1991), tem como objetivo primordial a descrição das características de uma determinada população.
O referido estudo foi realizado de acordo com a Resolução 196/96 (1996), do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde em que rege as pesquisas com seres humanos, sendo esta de forma coletiva ou individual. Envolvendo o ser humano de forma direta ou indireta, expondo em sua totalidade ou partes dele, incluindo também o manejo das informações ou materiais. Em todo o território brasileiro.
Faculdade Assis Gurgacz – Curso de Educação Física
Cascavel – Paraná
2º. Semestre de 2008
ARTIGO
Primeiramente um projeto de pesquisa foi realizado, onde este foi encaminhado para a apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Assis Gurgacz, sendo protocolado na Instituição com o número 100/2008, onde constavam todas as exigências legais, obtendo a aprovação do mesmo para iniciar o estudo conforme o parecer 244/2008 – CEP/FAG (ANEXO 01).
Após a elaboração do instrumento de pesquisa pelo pesquisador e seu orientador, foi realizado um pré-teste (piloto). O piloto consistiu em testar o instrumento que seria utilizado na pesquisa, sobre uma pequena parte do seu “universo” da pesquisa (amostra) com o objetivo claro de evitar que acontecesse um resultado falso. O piloto foi realizado com 08 voluntários da amostra estudada.
A população da pesquisa foi constituída por pais e professores dos alunos devidamente matriculados nas aulas de Taekwondo no ano de 2008 na escola onde funciona o “Projeto Taekwondo na Escola”.
O tempo mínimo em que os alunos deveriam ter de prática era de 06 meses para que seus pais e professores pudessem participar da pesquisa.
A amostra do estudo teve a participação de 59 pais e de 07 professores, totalizando um número de 66 voluntários. Os dados foram coletados nas dependências da escola, através de um questionário elaborado para os pais (APÊNCICE 01) e para os professores (APÊNDICE 02).
Os questionários foram respondidos individualmente, os voluntários da pesquisa tiveram
o tempo de 30 (trinta) minutos para responder as questões.
Foram excluídos da pesquisa, os voluntários que não queriam participar efetivamente da mesma, bem como aqueles que não assinaram o temo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Caso alguma questão do instrumento de coleta causasse algum dano moral ou constrangimento dos voluntários, a pesquisa poderia ser interrompida pelo pesquisador.
Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva com valores de freqüência absoluta e relativa dos resultados obtidos.
RESULTADOS
O estudo realizado identificou quais os tipos de mudança de comportamento ocorreram com os praticantes de Taekwondo em que freqüentam o Projeto Taekwondo na Escola após 06 meses de prática, demonstrando a quantidade de praticantes em relação à idade e ao sexo.
Gráfico 01 Mudanças positivas de comportamento na visão dos pais após 06 meses de prática.
Entre os 59 pais que participaram da pesquisa, 79% deles afirmaram que seus filhos mudaram o comportamento depois que iniciaram a prática do Taekwondo.
Apenas 20% deles afirmaram que seus filhos não tiveram nenhuma mudança significativa do comportamento após os 06 meses de prática.
Gráfico 02 Mudanças positivas de comportamento e desempenho escolar na visão dos professores.
Entre os 07 professores avaliados sendo estes: 03 professores dos alunos de 06 a 08 anos de idade, 02 de 09 a 12 anos e 02 de 13 a17 anos de idade, 71,42% dos professores afirmaram que os alunos tiveram mudanças significativas quanto à melhora do comportamento e no desempenho escolar. Enquanto que 28,57% deles afirmaram não ter percebido nenhuma melhora quanto ao comportamento e ao rendimento escolar.
Quadro 01 -Comparação entre o sexo e a idade dos praticantes.
Variáveis
N
%
Quantidade de praticantes
Masculino
25
42,37
Feminino
34
57,62
Idade dos
Entre 06 e 08 anos
18
30,50
Faculdade Assis Gurgacz – Curso de Educação Física
Cascavel – Paraná
2º. Semestre de 2008
ARTIGO
praticantes
Entre 09 e 12 anos
30
50,84
Entre 13 e 17 anos
11
18,64
Ficou comprovado que 57,62% dos alunos que praticam a modalidade de Taekwondo no ambiente escolar são do sexo feminino, sendo um total de 34 meninas. Entre as 34 meninas 21 delas ou 61,76% tem idade entre 09 e 12 anos.
Quadro 02 – Principais Mudanças segundo os 59 pais e os 07 professores.
Variáveis
N
%
Principais mudanças percebidas pelos pais
Hábito alimentar
29
49,15
Higiene Pessoal
19
32,20
Respeito com os pais
15
25,42
Realização de tarefas
14
23,72
Autocontrole
13
22,03
Principais mudanças percebidas pelos professores
Realização de tarefas
06
85,71
Respeito com os professores
04
57,14
Melhoraram as notas
04
57,14
Autocontrole
05
71,42
Entre os 59 pais que participaram da pesquisa, obteve-se o resultado de 29 afirmações que seus filhos mudaram o hábito de alimentar-se, realizando assim uma alimentação balanceada, tendo um índice de 49,15% de afirmações dos pais.
Quanto à higiene pessoal 32,20% dos pais afirmou que seus filhos começaram a ter mais cuidados pessoais, cuidando desta forma o corpo para ter uma vida saudável.
Os professores que participaram da pesquisa, sendo um total de 08 professores dos alunos que participam da prática do Taekwondo na escola, 85,71 deles afirmaram que seus alunos demonstraram maior interesse nos estudos, realizando as tarefas de casa.
Conseqüentemente 57,14% dos professores afirmaram que os alunos começaram a melhorar as notas na escola, melhorando desta forma as notas bimestrais. Segundo 57,14% dos professores, os alunos adquiriram maior respeito com os professores.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
O Projeto Taekwondo na Escola por ser realizado com uma equipe multidisciplinar com professores, psicólogos e nutricionistas, os alunos demonstraram aos seus pais uma mudança significativa quanto à alimentação, realizando desta forma uma alimentação balanceada associada à atividade física.
Na prática esportiva a nutrição fica evidente como um fator limitante da saúde e conseqüentemente o desempenho esportivo. A responsabilidade do professor de educação física de interagir com os alunos pode ser mais que obter bons resultados. Pode ser também a responsabilidade da manutenção da saúde, caso este tenha alguns distúrbios alimentares como o exemplo da anorexia ou a bulimia (MARTINS, 2008).
Segundo Oliveira (2002), As escolas e instituições devem adotar trabalhos multidisciplinares com práticas nutricionais e atividades físicas regulares, promovendo assim a saúde através de conhecimentos de hábitos alimentares saudáveis.
De acordo com Martins (2008), os alunos são flexíveis a temas poucos comuns na escola como alimentação e obesidade, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais.
Durante a realização das aulas de Taekwondo os alunos devem ficar com os pés descalços sobre o tatame, com isso eles devem zelar pela sua higiene pessoal, e não impossibilitar o uso dos materiais, quando estes forem de uso coletivo a outros praticantes.
O aluno deve apresentar-se para as aulas com o uniforme limpo, com as unhas aparadas e sem portar objetos como: relógios, brincos, colares ou outros para não machucar e não ser machucado pelos colegas durante o combate.
Por ser uma arte marcial cuja origem é militar, e criado para o patriotismo seguindo uma tradição milenar, a fim de desenvolver a disciplina física e mental do povo coreano. Até hoje é mantido a tradição e a filosofia por todos os praticantes no mundo inteiro, com o objetivo principal de manter a paz e a justiça (LEE, 2003).
Os alunos demonstraram maior importância quanto ao estudo, realizando as tarefas, interessando-se durante as aulas, tendo o objetivo de compreender a matéria e atingir a média, tornando persistente em aprender e nunca desistir dos seus objetivos.
Segundo Ferreira (2007), o exercício físico contribui para aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, conseqüentemente alterar a habilidade de aprendizado e a resolução de problemas. Um dos mais importantes efeitos do exercício é a plasticidade do sistema vascular cerebral, a chamada Angiogênese, ou seja, o crescimento de novos capilares a partir de vasos preexistentes.
Faculdade Assis Gurgacz – Curso de Educação Física
Cascavel – Paraná
2º. Semestre de 2008
__________________________________________
ARTIGO
Ferreira (2007), ressalta ainda que as pessoas fisicamente ativas apresentam um melhor desempenho em tarefas que envolvam raciocínio e memória. Sendo que aqueles que se exercitam possuem maior facilidade de monitoramento e a inteligência fluída mais desenvolvida. A atividade física é importante a para a manutenção da integridade do sistema nervoso central.
A maior parte dos especialistas em estudos cerebrais admite situar-se entre 30 a 50% o valor das regras da hereditariedade sobre o grau de inteligência em que um indivíduo pode alcançar com estímulos e esforços adequados (ANTUNES, 1998).
Andrade (1978), afirma que exercício físico é um ato motor sistematicamente repetido e que constitui o meio principal para realizar as tarefas da Educação Física e dos Esportes.
Os benefícios da disciplina pessoal, resultantes do aprendizado e da prática das artes marciais, podem ter reflexos em outros setores da vida. A concentração favorece os estudos na escola, a resistência às pressões ajuda nas dificuldades encontradas no cotidiano. (GOULART e CAMPOS, 2005).
Fazendo parte da cultura corporal, as lutas representam hoje um meio eficaz de educação e um conjunto de conteúdos altamente valiosos ao ser trabalhado na Educação Física Escolar (OLIVEIRA e SANTOS, 2006).
O respeito com para com os pais e professores é fundamental para que os alunos consigam atingir as graduações desejadas, mas para isso é exigido que os pais realizem uma avaliação sobre seu filho (a), respondendo um questionário antes da realização do evento de exame de faixa.
Sendo de acordo mútuo entre os pais e o aluno, sobre o comportamento adequado quanto ao respeito para com os pais, realizando as tarefas da escola e atingir a média escolar. O indivíduo então poderá realizar o exame para troca de faixa.
Weiten (2002), afirma que no reforço positivo, uma resposta leva à apresentação de um estímulo de recompensa. No reforço negativo a resposta leva à remoção do estímulo.
Sendo assim o aluno tentará ao máximo respeitar aos pais e professores, caso contrário, não conseguirá seus objetivos. Criando desta maneira um condicionamento através de um reforço positivo para trocar de faixa, enquanto se ele não obedecer não terá o objetivo alcançado, além de receber uma punição ou reforço negativo.
Os alunos demonstraram ter controle das situações a serem resolvidas, pois a cultura e a filosofia do Taekwondo norteiam para isso. Sendo este um fator muito importante par a prática das artes marciais.
O autoconhecimento é fundamental para aprender a nos relacionar e adquirir novos amigos, sem causar conflitos com as demais pessoas (GRILO, 2005)
O autocontrole é a capacidade de viver e trabalhar de acordo com os limites estabelecidos pela sociedade no dia a dia (GOULART e CAMPOS, 2005).
No mundo dos combates o indivíduo luta primeiramente contra si mesmo, seus próprios medos, suas limitações, suas capacidades frente ao que o oponente representa (BARBOSA, 2006).
Ribeiro (2006), afirma que não devemos esquecer jamais, que o objetivo do Taekwondo é acima de tudo é formar o cidadão e o ser humano consciente na sociedade. O Taekwondo é uma arte que implica na maneira de pensar e de viver do indivíduo.
Grande parte da população beneficiada pelo projeto e que demonstraram mudanças significativas é do sexo feminino e com idade entre 09 a 12 anos de idade, demonstrando que nesta idade os alunos conseguem adquirir mudanças de hábitos importantes para sua formação.
Durante esta idade é o ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento, nele o aluno vai adquirir a consciência de sua atividade mental, confrontando os dados da realidade com o seu pensamento sobre eles. O aluno dá um salto qualitativo quando começa a estabelecer generalizações (IVO e ILHA, 2008).
O maior interesse pelas lutas no sexo feminino é devido à divulgação pela mídia em que vem crescendo a participação das mulheres nos Esportes e nas competições, e isso tem sido comprovado pela quantidade de meninas que praticam o Taekwondo no ambiente escolar.
Para Ferretti e Knijnik (2007), o número de atletas do sexo feminino nas lutas esta cada vez mais crescente, pois as mulheres estão a cada dia procurando o seu espaço dentro dos Esportes, principalmente nas lutas. Conquistando competições importantes, sendo assim as lutas proporcionam varias condições de participações dentro do esporte indiferente de sexo e idade.
Poucas atividades possuem a capacidade de criar nas pessoas o espírito de competitividade, lealdade, disciplina e amizade que as Artes Marciais proporcionam (SILVA, 2005).
Monitoramento: Capacidade do córtex pré-frontal de acompanhar funções cognitivas.
Faculdade Assis Gurgacz – Curso de Educação Física
Cascavel – Paraná
2º. Semestre de 2008
ARTIGO
Inteligência fluída: Usada para lidar com problemas imediatos e raciocínio em situações novas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com este estudo constatou-se que os alunos tiveram uma melhora significativamente no seu comportamento e no rendimento escolar, adquirindo maior respeito com os pais e com os professores.
Os alunos demonstraram mudanças quanto aos hábitos do seu dia a dia em que está inserido, principalmente quanto à alimentação. O estudo constatou também que as meninas estão cada vez mais participativas nos Esportes, principalmente nas lutas, tendo o maior número de participantes.
Na participação dos alunos nas aulas de Taekwondo, constatou-se que grande parte possui idade entre 09 e 12 anos. Nesta fase o indivíduo encontra-se em grande pré-disposição para novos conhecimentos, ou seja, com a prática das lutas que tem seus princípios de tradição e filosofia, poderá trazer muitos benefícios aos praticantes.
Considera-se importante que profissionais de Educação Física tenham uma forte ligação com os profissionais de Nutrição e de Psicologia, formando desta forma uma equipe multidisciplinar para atuarem na escola e na prática de Esportes, contribuindo assim, na obtenção de melhores resultados.
É de fundamental importância que o poder público em parceria com a iniciativa privada incentive e apóie a participação de crianças e adolescentes em práticas esportivas em onde estas ofereçam a possibilidade de uma melhora qualidade de vida da população, desde que estas práticas sejam elaboradas e planejadas por profissionais competentes.
Recomenda-se que seja realizada uma nova pesquisa sobre o assunto para que possa melhorar a compreensão do mesmo, além de contribuir para o crescimento científico e intelectual dos praticantes de Taekwondo e das Artes Marciais.