domingo, 16 de janeiro de 2011

Taekwondo para crianças e adolescentes


    A prática de Taekwondo esta a cada dia demonstrando um maior crescimento dentro das escolas devido aos benefícios que esta atividade pode proporcionar aos praticantes quanto ao comportamento humano e a melhora no desempenho escolar. Porém ainda existem profissionais da área da educação escolar, bem como os próprios pais dos alunos, que mantêm certas reservas quanto a este tipo de prática esportiva, devido a alguns conhecimentos populares que as Artes Marciais ensinam as pessoas a lutarem e posteriormente incentivam a violência física. O objetivo deste estudo é apresentar os benefícios referentes às mudanças do comportamento na visão dos pais e professores, comprovando a eficiência da prática das artes Marciais especificamente o Taekwondo como prática esportiva, principalmente quando a realização da atividade é durante a idade escolar. O presente estudo trata-se de uma pesquisa descritiva realizada de maneira transversal com os pais e os professores dos alunos que praticam Taekwondo em uma escola pública municipal na cidade de Cascavel-PR. Os pais e os professores responderam à um questionário contendo perguntas referentes as mudanças de comportamento e ao desempenho escolar. Os dados foram descritos com valores de freqüência relativa e freqüência absoluta. Porém ao realizar a pesquisa buscando uma literatura específica e científica das áreas afins, ficou constatado que alguns alunos ganharam muitos benefícios quanto ao comportamento e ao desempenho escolar na visão dos pais e professores. Entre os principais resultados ficaram a mudança dos hábitos do dia-a-dia, quanto à alimentação e maior respeito com os pais, além de demonstrarem mudanças no ambiente escolar demonstrando maior interesse nas aulas. A participação de crianças e adolescentes na prática das Artes Marciais pode influenciar no desenvolvimento do caráter humano, além de ter a oportunidade de melhorar sua saúde e a sua qualidade de vida.
Palavras-chave: Benefícios. Taekwondo. Escola
Acadêmico1 Professor Orientador2
Faculdade Assis Gurgacz – Curso de Educação Física
Cascavel – Paraná
2º. Semestre de 2008
ARTIGO
THE BENEFITS OF THE PRACTICE OF TAEKWONDO FOR CHILDREN AND ADOLESCENTS
Claudiomar Antonio VIEIRA1 Vitor Cesar MOREIRA2
claudiovieiratkd@hotmail.com
ABSTRACT
The practice of Taekwondo this every day showing a greater growth within the schools because of the benefits that this activity may give practitioners about human behavior and improvement in school performance. But there are still professionals in the field of education, as well as their own parents of students, who have certain reservations about this kind of sports practice, because of some popular knowledge that the Martial Arts teach people to fight and then encourage physical violence . The purpose of this study is to present the benefits related to changes in behavior in view of parents and teachers, demonstrating the efficiency of the practice of martial arts such as Taekwondo specifically the sports practice, especially when carrying out the activity is during school age. This study is a descriptive research carried out cross with parents and teachers of students who practice Taekwondo in a municipal school in the city of Cascavel-PR. The parents and teachers responded to a questionnaire containing questions related changes in behavior and school performance. The data were reported with values of relative frequency and absolute frequency. But when performing a search searching the scientific literature and related areas, it was found that some students have gained many benefits on the behavior and school performance in view of parents and teachers. Among the main results were to change the habits of day-today, as the largest food and respect with their parents, and show changes in the school environment showing greater interest in class. The participation of children and adolescents in the practice of Martial Arts can influence the development of human character, in addition to having the opportunity to improve their health and quality of life.
Key words:: Benefits. Taekwondo. School
Academic 1 Mentor Teacher 2
Faculdade Assis Gurgacz – Curso de Educação Física
Cascavel – Paraná
2º. Semestre de 2008
ARTIGO
INTRODUÇÃO
Segundo Vieira e Roman (2008), o Taekwondo é um esporte de combate em que usa chutes e socos para golpear o oponente. Este esporte vem crescendo a quantidade de adeptos em idade escolar. Pois é uma arte marcial onde se aprende a disciplina e a auto defesa, além de proporcionar aos praticantes oportunidades de vivenciar as competições.
Park (2006), afirma que o Taekwondo é uma arte marcial que reúne técnicas de autocontrole, concentração física e mental com técnicas modernas de combate.
As Artes Marciais são capazes de possibilitar ao aluno vivências e experiências emocionais, principalmente aquelas que estão ligadas às competições (BARBOSA, 2006).
De acordo com Park (2006), o Taekwondo foi criado na Coréia do Sul pelo militar Choi Hong Hi que começou a ensinar os seus soldados a lutarem no ano de 1946, baseado nos diferentes estilos de luta existentes na época.
O General Choi Hong Hi havia estudado as artes marciais japonesas durante a invasão dos japoneses na Coréia, além de estudar as artes marciais coreanas neste mesmo período. Em 1955, um grupo liderado pelo General Choi Hong Hi, juntou esforços e conseguiu unir todas as diferentes escolas e estilos de artes marciais existentes na Coréia, sendo então unificado e criado um novo estilo adotando oficialmente o nome de Taekwondo (PIMENTA, 2007).
O nome Taekwondo foi para lembrar o Taekyon, um estilo de luta que era praticado naquele país há cerca de 2.000 anos. Com isso reanimava o patriotismo coreano ao valorizar a tradição do país, pois houve nesta época um período de várias guerras e a libertação definitiva da Coréia perante aos invasores japoneses (PARK, 2006).
De acordo com Rios (2005), o primeiro mestre de Taekwondo que chegou ao Brasil foi o coreano Jung Do Lim, em 1968, mas por não ser representante oficial da instituição internacional, não foi declarado como o introdutor do Taekwondo em nosso país. Somente em 1970 foi oficialmente declarado a introdução do Taekwondo no Brasil através do mestre Sang Min Cho, com a inauguração da primeira academia da modalidade no país.
Segundo Kim (2006), o mestre Sang Mim Cho veio ao Brasil por ordem do General Choi Hong Hi e a pedido do Ministério da Educação do Brasil, que nesta época era governado por militares e precisava de algo para crescer o patriotismo dos brasileiros e queriam seguir o exemplo dos coreanos.
No ano de 1970 o Brasil era governado pelo General Emílio Garrastazu Médice, que exerceu seu mandato de 1969 até 1974, o ministro da Educação daquele governo era o Senhor Jarbas Gonçalves Passarinho (BRASIL).
O Taekwondo pode ser praticado a partir da primeira idade escolar, respeitando os limites fisiológicos e psicológicos da criança, pois com o conhecimento do próprio corpo e de seus limites ajudam na formação do caráter do aluno (ANDRADE, 2005).
As Artes Marciais proporcionam situações em que as crianças poderão viver na idade adulta. As crianças conseguem perceber que o sucesso na vida vem sempre após muito esforço e dedicação seguindo o exemplo dos treinos (SILVA, 2005).
Todas as pessoas podem praticar o Taekwondo, os benefícios que esta modalidade proporciona estão relacionados tanto para a mente quanto para o corpo. As repetições dos movimentos podem aperfeiçoar a técnica e desenvolver a paciência. A luta ensina a humildade, a coragem, o estado de alerta e o autocontrole (GOULART e CAMPOS, 2005).
Tendo o corpo saudável, disposto e com energia, o homem poderá assim ter uma vida construtiva e uma atitude positiva. A atitude positiva é resultado da combinação do pensar, do olhar, de falar e agir de forma correta de acordo com a sociedade em que se vive (KIM, 2006).
O objetivo deste estudo foi verificar se houve mudança no comportamento e melhora no desempenho escolar, identificando quais mudanças foram significativas para os pais e para os professores. Além de comparar os resultados em relação ao sexo e a idade dos praticantes.
MATERIAIS E MÉTODOS
Este estudo realizou-se através de uma pesquisa descritiva transversal, que de acordo com Gil (1991), tem como objetivo primordial a descrição das características de uma determinada população.
O referido estudo foi realizado de acordo com a Resolução 196/96 (1996), do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde em que rege as pesquisas com seres humanos, sendo esta de forma coletiva ou individual. Envolvendo o ser humano de forma direta ou indireta, expondo em sua totalidade ou partes dele, incluindo também o manejo das informações ou materiais. Em todo o território brasileiro.
Faculdade Assis Gurgacz – Curso de Educação Física
Cascavel – Paraná
2º. Semestre de 2008
ARTIGO
Primeiramente um projeto de pesquisa foi realizado, onde este foi encaminhado para a apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Assis Gurgacz, sendo protocolado na Instituição com o número 100/2008, onde constavam todas as exigências legais, obtendo a aprovação do mesmo para iniciar o estudo conforme o parecer 244/2008 – CEP/FAG (ANEXO 01).
Após a elaboração do instrumento de pesquisa pelo pesquisador e seu orientador, foi realizado um pré-teste (piloto). O piloto consistiu em testar o instrumento que seria utilizado na pesquisa, sobre uma pequena parte do seu “universo” da pesquisa (amostra) com o objetivo claro de evitar que acontecesse um resultado falso. O piloto foi realizado com 08 voluntários da amostra estudada.
A população da pesquisa foi constituída por pais e professores dos alunos devidamente matriculados nas aulas de Taekwondo no ano de 2008 na escola onde funciona o “Projeto Taekwondo na Escola”.
O tempo mínimo em que os alunos deveriam ter de prática era de 06 meses para que seus pais e professores pudessem participar da pesquisa.
A amostra do estudo teve a participação de 59 pais e de 07 professores, totalizando um número de 66 voluntários. Os dados foram coletados nas dependências da escola, através de um questionário elaborado para os pais (APÊNCICE 01) e para os professores (APÊNDICE 02).
Os questionários foram respondidos individualmente, os voluntários da pesquisa tiveram
o tempo de 30 (trinta) minutos para responder as questões.
Foram excluídos da pesquisa, os voluntários que não queriam participar efetivamente da mesma, bem como aqueles que não assinaram o temo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Caso alguma questão do instrumento de coleta causasse algum dano moral ou constrangimento dos voluntários, a pesquisa poderia ser interrompida pelo pesquisador.
Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva com valores de freqüência absoluta e relativa dos resultados obtidos.
RESULTADOS
O estudo realizado identificou quais os tipos de mudança de comportamento ocorreram com os praticantes de Taekwondo em que freqüentam o Projeto Taekwondo na Escola após 06 meses de prática, demonstrando a quantidade de praticantes em relação à idade e ao sexo.
Gráfico 01 Mudanças positivas de comportamento na visão dos pais após 06 meses de prática.
Entre os 59 pais que participaram da pesquisa, 79% deles afirmaram que seus filhos mudaram o comportamento depois que iniciaram a prática do Taekwondo.
Apenas 20% deles afirmaram que seus filhos não tiveram nenhuma mudança significativa do comportamento após os 06 meses de prática.
Gráfico 02 Mudanças positivas de comportamento e desempenho escolar na visão dos professores.
Entre os 07 professores avaliados sendo estes: 03 professores dos alunos de 06 a 08 anos de idade, 02 de 09 a 12 anos e 02 de 13 a17 anos de idade, 71,42% dos professores afirmaram que os alunos tiveram mudanças significativas quanto à melhora do comportamento e no desempenho escolar. Enquanto que 28,57% deles afirmaram não ter percebido nenhuma melhora quanto ao comportamento e ao rendimento escolar.
Quadro 01 -Comparação entre o sexo e a idade dos praticantes.
Variáveis
N
%
Quantidade de praticantes
Masculino
25
42,37
Feminino
34
57,62
Idade dos
Entre 06 e 08 anos
18
30,50
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Cascavel – Paraná
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praticantes
Entre 09 e 12 anos
30
50,84
Entre 13 e 17 anos
11
18,64
Ficou comprovado que 57,62% dos alunos que praticam a modalidade de Taekwondo no ambiente escolar são do sexo feminino, sendo um total de 34 meninas. Entre as 34 meninas 21 delas ou 61,76% tem idade entre 09 e 12 anos.
Quadro 02 – Principais Mudanças segundo os 59 pais e os 07 professores.
Variáveis
N
%
Principais mudanças percebidas pelos pais
Hábito alimentar
29
49,15
Higiene Pessoal
19
32,20
Respeito com os pais
15
25,42
Realização de tarefas
14
23,72
Autocontrole
13
22,03
Principais mudanças percebidas pelos professores
Realização de tarefas
06
85,71
Respeito com os professores
04
57,14
Melhoraram as notas
04
57,14
Autocontrole
05
71,42
Entre os 59 pais que participaram da pesquisa, obteve-se o resultado de 29 afirmações que seus filhos mudaram o hábito de alimentar-se, realizando assim uma alimentação balanceada, tendo um índice de 49,15% de afirmações dos pais.
Quanto à higiene pessoal 32,20% dos pais afirmou que seus filhos começaram a ter mais cuidados pessoais, cuidando desta forma o corpo para ter uma vida saudável.
Os professores que participaram da pesquisa, sendo um total de 08 professores dos alunos que participam da prática do Taekwondo na escola, 85,71 deles afirmaram que seus alunos demonstraram maior interesse nos estudos, realizando as tarefas de casa.
Conseqüentemente 57,14% dos professores afirmaram que os alunos começaram a melhorar as notas na escola, melhorando desta forma as notas bimestrais. Segundo 57,14% dos professores, os alunos adquiriram maior respeito com os professores.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
O Projeto Taekwondo na Escola por ser realizado com uma equipe multidisciplinar com professores, psicólogos e nutricionistas, os alunos demonstraram aos seus pais uma mudança significativa quanto à alimentação, realizando desta forma uma alimentação balanceada associada à atividade física.
Na prática esportiva a nutrição fica evidente como um fator limitante da saúde e conseqüentemente o desempenho esportivo. A responsabilidade do professor de educação física de interagir com os alunos pode ser mais que obter bons resultados. Pode ser também a responsabilidade da manutenção da saúde, caso este tenha alguns distúrbios alimentares como o exemplo da anorexia ou a bulimia (MARTINS, 2008).
Segundo Oliveira (2002), As escolas e instituições devem adotar trabalhos multidisciplinares com práticas nutricionais e atividades físicas regulares, promovendo assim a saúde através de conhecimentos de hábitos alimentares saudáveis.
De acordo com Martins (2008), os alunos são flexíveis a temas poucos comuns na escola como alimentação e obesidade, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais.
Durante a realização das aulas de Taekwondo os alunos devem ficar com os pés descalços sobre o tatame, com isso eles devem zelar pela sua higiene pessoal, e não impossibilitar o uso dos materiais, quando estes forem de uso coletivo a outros praticantes.
O aluno deve apresentar-se para as aulas com o uniforme limpo, com as unhas aparadas e sem portar objetos como: relógios, brincos, colares ou outros para não machucar e não ser machucado pelos colegas durante o combate.
Por ser uma arte marcial cuja origem é militar, e criado para o patriotismo seguindo uma tradição milenar, a fim de desenvolver a disciplina física e mental do povo coreano. Até hoje é mantido a tradição e a filosofia por todos os praticantes no mundo inteiro, com o objetivo principal de manter a paz e a justiça (LEE, 2003).
Os alunos demonstraram maior importância quanto ao estudo, realizando as tarefas, interessando-se durante as aulas, tendo o objetivo de compreender a matéria e atingir a média, tornando persistente em aprender e nunca desistir dos seus objetivos.
Segundo Ferreira (2007), o exercício físico contribui para aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, conseqüentemente alterar a habilidade de aprendizado e a resolução de problemas. Um dos mais importantes efeitos do exercício é a plasticidade do sistema vascular cerebral, a chamada Angiogênese, ou seja, o crescimento de novos capilares a partir de vasos preexistentes.
Faculdade Assis Gurgacz – Curso de Educação Física
Cascavel – Paraná
2º. Semestre de 2008
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ARTIGO
Ferreira (2007), ressalta ainda que as pessoas fisicamente ativas apresentam um melhor desempenho em tarefas que envolvam raciocínio e memória. Sendo que aqueles que se exercitam possuem maior facilidade de monitoramento e a inteligência fluída mais desenvolvida. A atividade física é importante a para a manutenção da integridade do sistema nervoso central.
A maior parte dos especialistas em estudos cerebrais admite situar-se entre 30 a 50% o valor das regras da hereditariedade sobre o grau de inteligência em que um indivíduo pode alcançar com estímulos e esforços adequados (ANTUNES, 1998).
Andrade (1978), afirma que exercício físico é um ato motor sistematicamente repetido e que constitui o meio principal para realizar as tarefas da Educação Física e dos Esportes.
Os benefícios da disciplina pessoal, resultantes do aprendizado e da prática das artes marciais, podem ter reflexos em outros setores da vida. A concentração favorece os estudos na escola, a resistência às pressões ajuda nas dificuldades encontradas no cotidiano. (GOULART e CAMPOS, 2005).
Fazendo parte da cultura corporal, as lutas representam hoje um meio eficaz de educação e um conjunto de conteúdos altamente valiosos ao ser trabalhado na Educação Física Escolar (OLIVEIRA e SANTOS, 2006).
O respeito com para com os pais e professores é fundamental para que os alunos consigam atingir as graduações desejadas, mas para isso é exigido que os pais realizem uma avaliação sobre seu filho (a), respondendo um questionário antes da realização do evento de exame de faixa.
Sendo de acordo mútuo entre os pais e o aluno, sobre o comportamento adequado quanto ao respeito para com os pais, realizando as tarefas da escola e atingir a média escolar. O indivíduo então poderá realizar o exame para troca de faixa.
Weiten (2002), afirma que no reforço positivo, uma resposta leva à apresentação de um estímulo de recompensa. No reforço negativo a resposta leva à remoção do estímulo.
Sendo assim o aluno tentará ao máximo respeitar aos pais e professores, caso contrário, não conseguirá seus objetivos. Criando desta maneira um condicionamento através de um reforço positivo para trocar de faixa, enquanto se ele não obedecer não terá o objetivo alcançado, além de receber uma punição ou reforço negativo.
Os alunos demonstraram ter controle das situações a serem resolvidas, pois a cultura e a filosofia do Taekwondo norteiam para isso. Sendo este um fator muito importante par a prática das artes marciais.
O autoconhecimento é fundamental para aprender a nos relacionar e adquirir novos amigos, sem causar conflitos com as demais pessoas (GRILO, 2005)
O autocontrole é a capacidade de viver e trabalhar de acordo com os limites estabelecidos pela sociedade no dia a dia (GOULART e CAMPOS, 2005).
No mundo dos combates o indivíduo luta primeiramente contra si mesmo, seus próprios medos, suas limitações, suas capacidades frente ao que o oponente representa (BARBOSA, 2006).
Ribeiro (2006), afirma que não devemos esquecer jamais, que o objetivo do Taekwondo é acima de tudo é formar o cidadão e o ser humano consciente na sociedade. O Taekwondo é uma arte que implica na maneira de pensar e de viver do indivíduo.
Grande parte da população beneficiada pelo projeto e que demonstraram mudanças significativas é do sexo feminino e com idade entre 09 a 12 anos de idade, demonstrando que nesta idade os alunos conseguem adquirir mudanças de hábitos importantes para sua formação.
Durante esta idade é o ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento, nele o aluno vai adquirir a consciência de sua atividade mental, confrontando os dados da realidade com o seu pensamento sobre eles. O aluno dá um salto qualitativo quando começa a estabelecer generalizações (IVO e ILHA, 2008).
O maior interesse pelas lutas no sexo feminino é devido à divulgação pela mídia em que vem crescendo a participação das mulheres nos Esportes e nas competições, e isso tem sido comprovado pela quantidade de meninas que praticam o Taekwondo no ambiente escolar.
Para Ferretti e Knijnik (2007), o número de atletas do sexo feminino nas lutas esta cada vez mais crescente, pois as mulheres estão a cada dia procurando o seu espaço dentro dos Esportes, principalmente nas lutas. Conquistando competições importantes, sendo assim as lutas proporcionam varias condições de participações dentro do esporte indiferente de sexo e idade.
Poucas atividades possuem a capacidade de criar nas pessoas o espírito de competitividade, lealdade, disciplina e amizade que as Artes Marciais proporcionam (SILVA, 2005).
Monitoramento: Capacidade do córtex pré-frontal de acompanhar funções cognitivas.
Faculdade Assis Gurgacz – Curso de Educação Física
Cascavel – Paraná
2º. Semestre de 2008
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Inteligência fluída: Usada para lidar com problemas imediatos e raciocínio em situações novas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com este estudo constatou-se que os alunos tiveram uma melhora significativamente no seu comportamento e no rendimento escolar, adquirindo maior respeito com os pais e com os professores.
Os alunos demonstraram mudanças quanto aos hábitos do seu dia a dia em que está inserido, principalmente quanto à alimentação. O estudo constatou também que as meninas estão cada vez mais participativas nos Esportes, principalmente nas lutas, tendo o maior número de participantes.
Na participação dos alunos nas aulas de Taekwondo, constatou-se que grande parte possui idade entre 09 e 12 anos. Nesta fase o indivíduo encontra-se em grande pré-disposição para novos conhecimentos, ou seja, com a prática das lutas que tem seus princípios de tradição e filosofia, poderá trazer muitos benefícios aos praticantes.
Considera-se importante que profissionais de Educação Física tenham uma forte ligação com os profissionais de Nutrição e de Psicologia, formando desta forma uma equipe multidisciplinar para atuarem na escola e na prática de Esportes, contribuindo assim, na obtenção de melhores resultados.
É de fundamental importância que o poder público em parceria com a iniciativa privada incentive e apóie a participação de crianças e adolescentes em práticas esportivas em onde estas ofereçam a possibilidade de uma melhora qualidade de vida da população, desde que estas práticas sejam elaboradas e planejadas por profissionais competentes.
Recomenda-se que seja realizada uma nova pesquisa sobre o assunto para que possa melhorar a compreensão do mesmo, além de contribuir para o crescimento científico e intelectual dos praticantes de Taekwondo e das Artes Marciais.

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